Você está preso em uma caverna

Você está preso em uma caverna

O mito da caverna é um dos mais conhecidos e influentes da filosofia ocidental. Ele foi proposto pelo filósofo grego Platão (427-347 a.C.), como parte de seu diálogo “A República”. E você pode estar se perguntando agora como esse mito afeta minha vida financeira? Vamos te mostrar que através dessa alegoria milenar você pode sair do seu atual estado e alcançar sucesso financeiro.

 

Saia da caverna. Aprenda sobre sobre educação financeira

 

 

O MITO

Na história, Platão descreve uma caverna na qual existem várias pessoas presas, encadeadas de modo a não poderem se mover e olhar para a frente. Atrás dessas pessoas, há uma fogueira e, entre a fogueira e as pessoas, há um caminho por onde passam objetos e pessoas. As pessoas presas na caverna só podem ver as sombras dessas pessoas e objetos, projetadas na parede da caverna pelo fogo. Para elas, essas sombras são a única realidade que conhecem.

Um dia, um desses prisioneiros é solto e consegue sair da caverna. Ele percebe que há um mundo muito mais amplo e complexo do lado de fora, e que as sombras que ele via na caverna eram apenas uma representação muito simplificada e distorcida da realidade. Quando ele volta à caverna para contar isso aos outros prisioneiros, eles não acreditam nele e o rejeitam.

Platão usou o mito da caverna para ilustrar sua teoria sobre a natureza da realidade e do conhecimento. Ele acreditava que a realidade que percebemos através dos sentidos é apenas uma representação parcial e distorcida da verdadeira realidade, e que o conhecimento verdadeiro só pode ser alcançado através da razão e da reflexão.

Então qual seria a relação entre o mito e sua vida financeira?

VISÃO LIMITADA

As pessoas na caverna só podem ver as sombras das coisas e não a realidade, as pessoas também podem ter uma visão limitada e distorcida da riqueza e do que é necessário para alcançá-la. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que a riqueza é algo que vem facilmente, sem esforço ou planejamento, ou que só é alcançada através de sorte ou conexões poderosas.

Não obstante, outras pessoas podem ter ideias conflitantes sobre sua própria capacidade de alcançar a riqueza, acreditando que são incapazes de fazer as escolhas financeiras certas ou que não têm as habilidades necessárias para ter sucesso financeiro.

A CAVERNA NÃO DESISTE FACIL

Os prisioneiros que ficaram na caverna podem ser relacionados com as pessoas que não acreditam numa ascensão financeira e tentam desmotivar de várias maneiras.

Assim como os prisioneiros na caverna só veem as sombras das coisas e não a realidade, as pessoas que não acreditam numa ascensão financeira também têm uma visão limitada e distorcida da realidade.

Elas acreditam que a riqueza é algo que só pode ser alcançado por algumas pessoas, ou que é impossível mudar a própria situação financeira, independentemente do esforço ou do planejamento.

Essas crenças que acorrentam, levam as pessoas a se desmotivarem e a não tentarem alcançar a ascensão financeira, mesmo que ela seja possível.

Os prisioneiros na caverna são presos e encadeados de modo a não poderem se mover, as pessoas que não acreditam numa melhora financeira também se sentem presas e limitadas por suas próprias crenças e hábitos elas se sentem incapazes de mudar sua situação financeira, mesmo que estejam dispostas a tentar.

E diante de suas incapacidades vão te desestimular, dizendo que a realidade atual é a única possível, mas afinal quem cresceu nas sombras a luz cega os olhos.Bem como sobre o argumento de proteção vão buscar te dissuadir de qualquer mudança, outros só não querem aceitar o fato que é possível viver outra realidade ou que você simplesmente ascenda e elas não.

Como no mito do prisioneiro que voltou e viu a luz, há grandes chances de você ser rejeitado ou pior ridicularizado, mas você precisa ter a tenacidade de continuar seu caminho. Afinal você viu a luz.

 

Saia da caverna. Aprenda sobre sobre educação financeira

SAIA DA CAVERNA

Finalmente, assim como o prisioneiro solto da caverna precisa sair da caverna e ver o mundo real para compreender a verdadeira natureza das coisas, as pessoas que não acreditam numa ascensão financeira também precisam superar essas correntes e encontrar formas de mudar sua situação financeira.

Buscar informação, educação sobre finanças, aprender sobre investimentos e planejamento financeiro, desenvolver habilidades como gerenciamento de dinheiro e tomada de decisão.

É importante lembrar que, assim como o prisioneiro solto da caverna precisa enfrentar desafios e aprender com suas experiências para compreender a verdadeira natureza das coisas. As pessoas que buscam a ascensão financeira também precisam estar dispostas a enfrentar desafios e aprender com suas experiências para alcançar seus objetivos financeiros.

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *