Tesouro IPCA: o que é, como funciona

Tesouro IPCA: o que é, como funciona

Você sabia que existe um investimento que pode proteger o poder de compra de seu dinheiro e ajudar a preservar o valor de suas economias? O tesouro IPCA é uma opção segura e rentável para quem deseja investir em títulos públicos de baixo risco.

Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse investimento. Como ele funciona e como ele pode ser uma opção interessante para o seu planejamento financeiro.

O que é Tesouro IPCA?

Em primeiro lugar, o tesouro IPCA é um título público emitido pelo Tesouro Nacional do Brasil. É um tipo de tesouro prefixado, ou seja, o rendimento é definido no momento da compra do título e ocorre de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Esse índice é uma medida oficial da inflação no Brasil.

O tesouro IPCA é uma opção de investimento que pode ser interessante para pessoas que desejam proteger o poder de compra de seu dinheiro e preservar o valor de suas economias. Ele é uma alternativa segura e rentável para investimentos de baixo risco, como a poupança, que tem rendimento muito baixo.

Como se calcula o IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um indicador oficial da inflação no Brasil, utilizado pelo governo para medir a variação de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pela população.

O IBGE calcula o IPCA, que é um dos principais índices utilizados pelo Banco Central para definir a política monetária do país. Coletando dados sobre os preços de um conjunto de itens que as famílias consomem com frequência, como alimentos, vestuário, transporte, saúde, educação, entre outros.

A partir dessas informações, o IBGE calcula a variação de preços de cada item em relação ao mês anterior e, em seguida, faz uma média ponderada dessas variações, considerando a importância relativa de cada item no orçamento das famílias. O instituto divulga mensamente o resultado final.

Como funciona?

Quando você compra um tesouro IPCA, ocorre um empréstimo de dinheiro ao Tesouro Nacional por um período determinado e um recebimento de um rendimento composto pelo valor fixo previamente estabelecido, mais a variação do IPCA durante esse período. Portanto, significa que o rendimento final do título estará atrelado à inflação.

Rentabilidade

No caso do tesouro IPCA, o rendimento é híbrido, ou seja, ele tem uma parte pré-fixada e outra pós-fixada.

A parte pré-fixada é o valor fixo previamente estabelecido, que é pago independentemente da variação do IPCA.

A parte pós-fixada é a variação do IPCA durante o período de investimento, que é adicionada ao rendimento fixo.

Por exemplo, imagine que você compra um tesouro IPCA com um rendimento de 5% ao ano e o IPCA acumulado durante o período de investimento foi de 3%. Isso significa que, no final do período, você receberá um rendimento final de 8%. Ou seja, você recebe um rendimento fixo de 5% ao ano mais a variação da inflação, que foi de 3% no período.

Vencimento

O vencimento é o momento em que o título público é resgatado pelo Tesouro Nacional. O Tesouro Nacional resgata o título público no vencimento e o investidor recebe o rendimento final do título.

No caso do tesouro IPCA, você estabelece o vencimento no momento da compra do título e pode escolher entre diferentes prazos, como 3, 5, 10, 20 ou 30 anos. Esse é considerado um investimento de médio e longo prazo.

Liquidez

A liquidez de um investimento é a facilidade com que você pode converter em dinheiro. Investimentos mais líquidos são aqueles que você pode facilmente vender e resgatar, enquanto investimentos menos líquidos podem levar mais tempo para serem vendidos.

É um título público emitido pelo Tesouro Nacional do Brasil e, como tal, é considerado um investimento de baixo risco e alta liquidez. Assim, você poderá vender ou resgatar, em qualquer momento, com facilidade.

Títulos do Tesouro IPCA

Atualmente, o Tesouro Nacional oferece os seguintes títulos do tesouro IPCA:

  1. Tesouro IPCA+: Essa modalidade você só conseguirá retirar os rendimentos e o valor investido ao seu vencimento.
  2. Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: Esse título é semelhante ao tesouro IPCA+, porém paga juros semestrais ao investidor. Significa que a cada 6 meses você terá o direito de sacar os rendimentos. Se tornando uma excelente opção para quem quer um retorno a curto prazo.

Tesouro IPCA

Como investir?

Em primeiro lugar, para investir no tesouro IPCA, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Escolha o título do tesouro IPCA que mais se adequa às suas necessidades: O Tesouro Nacional oferece diversos títulos do tesouro IPCA, como o tesouro IPCA+, o tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Cada um desses títulos possui características e prazos de vencimento diferentes, então é importante avaliar qual opção se encaixa melhor nas suas necessidades e objetivos financeiros.
  2. Escolha um corretor de valores ou uma corretora de câmbio: Para investir, você precisará de um intermediário financeiro que possa comprar os títulos em seu nome. Existem diversas corretoras de valores e corretoras de câmbio que oferecem serviços para investimentos em títulos públicos. É importante avaliar qual opção oferece as melhores condições e taxas para o seu investimento.

Vale a pena o investimento?

O tesouro IPCA pode ser uma opção interessante para investidores que buscam proteção contra a inflação e uma rentabilidade atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

No entanto, é importante lembrar que você pode resgatar o título. Todavia, o resgate antecipado pode acarretar em perdas, já que o rendimento final do título será menor do que o esperado.

Portanto, antes de decidir investir no tesouro IPCA, é importante avaliar se ele se encaixa nos seus objetivos financeiros e no seu perfil de investidor. Além disso, é necessário levar em consideração fatores como o prazo de vencimento do título, as taxas, impostos aplicáveis e a liquidez do investimento.

Em geral, o tesouro IPCA é considerado um investimento de baixo risco, mas precisa lembrar que o rendimento final do título pode variar de acordo com a variação do IPCA.

Assim, é fundamental avaliar regularmente se esse investimento está alinhado com as suas necessidades e objetivos financeiros.

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *