O poder do silêncio
Em primeiro lugar, nossa sociedade há muito esqueceu o poder do silêncio, acreditando que quanto mais se fala, expressando sua opinião irrefletidamente mais atenção e respeito se obtém.
Essa atitude é completamente equivocada. É justamente no caminho contrário que você encontrará mais respeito e poder, tornando-se uma pessoa mais carismática, transformando por completo a sua interação social.
O silêncio carrega um poder inimaginável. A Rico e Inteligente vai te mostrar como essa arte vai mudar a história da sua vida.
Você será mais poderoso
O autor das 48 leis do Poder Robert Greene traz em uma de suas leis que “o poder é de várias maneiras um jogo de aparências, e, quando você diz menos que o necessário, inevitavelmente parecerá maior e mais poderoso do que é.”
Caso você estude as grandes personalidades carismáticas, entenderá a importância de controlar o que você fala. Elas exercitam mais o talento de ouvir do que falar, isso lhes dá tempo de analisar as suas palavras e selecioná-las com cuidado.
Quem fala demais frequentemente comete erros, e acaba tendo que se justificar com constância e, consequentemente, diminuindo sua credibilidade com as pessoas.
As pessoas falam demais tentando impressionar, e quanto mais dizem, mais banais parecem ser. Ao invés de controlar a situação a perdem por completo. A sua probabilidade de falar alguma besteira é proporcional com o tanto que você fala. Pessoas poderosas intimidam e impressionam falando pouco.
Ler as pessoas
Primeiramente, estar em silêncio e observar as pessoas permite que você as interprete melhor. Seja por linguagem corporal, seja na forma de falar, você conseguirá saber as suas intenções, se falam verdade ou mentira.
Seres humanos são ávidos por interpretar e explicar, anseiam saber o pensamento alheio. Controlando cuidadosamente o que você expõe, eles não conseguem adentrar seus pensamentos e intenções. O silêncio e respostas curtas os colocarão em alerta, ficarão nervosos, com isso tendem a ter pressa para preencher o silêncio da interação com variados comentários que consequentemente revelam informações valiosas sobre eles. Assim, permitirá que você as leia com facilidade.
Portanto, ouvir ao invés de falar, você adquiri informações complementares da conversação, tem mais tempo para pensar e definir estratégias do que será dito, aprimorando seus argumentos e tendo uma maior adaptabilidade a discussão.
Grande defesa
Em nossas vidas em inúmeros momentos somos alvos de comentários desagradáveis e ofensas maldosas, e o silêncio é uma defesa intransponível em grande parte deles.
Na hora a atitude mais do que normal é de contra-atacar, essa não é uma atitude nada inteligente. Devemos antes de qualquer resposta refletir, uma vez que a palavra é proferida ela não volta atrás e uma ação possui uma reação. Não devemos agir por impulso e no calor do momento, e sim pensar nas consequências das possíveis discussões.
“Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz” essa frase do filósofo Arthur Schopenhauer diz muito, a esmagadora maioria das discussões não levam a lugar algum. Na maioria das vezes, não será capaz de dissuadir a pessoa, porém se você tem ciência de quem você é, isso basta. O que a outra pessoa pensa de você é uma percepção dela, e não a realidade. Ignorando os ultrajes você se mostra superior e senhor de si.
O Carisma do ouvinte
Costumamos a menosprezar o poder que contém na arte de ouvir, uma característica cada vez mais rara, um ouvinte tem um carisma próprio que encanta e persuade as pessoas.
A vida social é um eterno anseio por palco e fala, todos querem ter voz e expressar-se. Perceba que a equação não fecha, se todos querem falar, quem vai ouvir? É aí que você entra, indo na contramão, será simplesmente um indivíduo ímpar.
As pessoas querem falar e você vai ouvir, logo em pouco tempo elas começaram a se sentir bem em sua presença e te acharão extremamente carismático, mas não há muito segredo, simplesmente as ouviu.
Assim, as conhecerá saberá detalhes de suas vidas, e o contrário não vai acontecer – elas saberão pouco de sua vida. Isso retorna aquilo que vimos no primeiro ponto, você se tornará uma pessoa mais misteriosa e despertará um efeito totalmente diferente, as pessoas vão querer ficar perto da sua pessoa e não vão entender nem o porquê.
Ferramenta de negociação
O silêncio é uma ferramenta excepcional de negociação, fale somente o necessário, fique em silêncio e deixe que a outra pessoa tenha suas próprias interpretações. Além de passar autoconfiança, demonstrará ser respeitoso com a fala do outro.
Ambos desejam algo da negociação instalada, se você ficar confortável em silêncio, está em vantagem. Essa atmosfera silenciosa cria uma sensação de que o outro precisa mais de você, do que você dele. É da natureza humana querer preencher o vazio, isso fará com que a outra parte fique ansiosa, tendendo a ceder o que você deseja.
Conclusão
Portanto, praticar o silêncio é uma ótima atitude para quem quer se tornar mais querido e poderoso. Essa habilidade te ajudará em inúmeras situações de sua vida pessoal e profissional. Experimente praticar o silêncio.