Não perca seu tempo com essas 5 coisas
O tempo é o bem mais precioso que temos, e existem algumas coisas que em hipótese nenhuma valem a pena perder tempo.
A Rico e Inteligente nesse artigo traz 5 delas, para que você fique atento e não desperdice o seu ativo mais valioso.
Ofender os outros
O fundamento principal para a geração de riquezas é solucionar problemas de outras pessoas. Sentir prazer em ofender os outros é um forte sinal de que há algo muito errado com essa pessoa.
O dinheiro nada mais é do que a consequência da resolução de um problema alheio. Ofendendo os outros quebra-se esse princípio básico.
Pessoas que são bem sucedidas tem a completa noção de quanto seu tempo vale, elas não vão desperdiçar seu bem mais precioso com ofensas gratuitas. Assim, preferem trabalhar, produzindo resultados e agregando valor ao mundo.
Não se afete por ofensas
Continuando o ponto anterior, devemos entender que existem pessoas que se empenham em criticar e menosprezar os outros. Você deve se blindar contra esse tipo de ataque, coloque na sua cabeça que essas pessoas estão simplesmente desperdiçando o tempo delas.
Quando você entende o seu mérito e o valor daquilo que você se propõe a fazer em sua vida, correndo o risco de ir em busca de seus objetivos, isso deve te bastar. Não dê ouvidos aqueles que não agregam em nada, selecione com muita atenção as pessoas que você escuta.
Não discuta com intolerantes
Intolerância é a atitude odiosa e agressiva direcionada a pessoas que possuem opiniões diferentes ou comportamentos que se diferem do considerado aceitável.
Cada ser humano é único. Somos constituídos por experiências e conhecimentos diferentes que absorvemos ao longo de nossas vida, e cada indivíduo vai construir através dessas características a sua visão de mundo.
O fato de uma pessoa ter uma visão religiosa ou política diferente da sua não significa que ela está errada. Isso é fruto daquilo que ela viveu ao longo de sua vida, e os intolerantes não levam nada disso em consideração, querendo impor o seu modo de pensar a tudo e todos.
Não significa que você não deve discutir em nenhum momento, mesmo entre pessoas que pensam completamente diferente, se a postura entre elas for a de uma interação saudável, então essa conversação se torna extremamente positiva. Com isso, você pode aprimorar os seus pontos de vista e perceber outros, adquirindo mais entendimento e, consequentemente, mais respeito das opiniões divergentes à sua.
Agora, caso a outra pessoa demonstra ser completamente intolerante, não perca seu tempo com discussões que são improdutivas.
Esperar o momento “ideal”
Temos uma falsa percepção de que para se tomar grandes decisões ou riscos devemos esperar o momento perfeito, em que todos os astros estejam alinhados e a oportunidade apareça brilhando em nossa frente. É preciso voltar para a realidade, esse mundo perfeito não existe.
O cenário ideal só existe na imaginação, a vida real contém muito mais nuances, é complexa, não é retilínea. Você passará por momentos de altos e baixos, imprevistos sempre existirão.
Hoje é o melhor momento de agir e colocar em prática aquilo que você deseja, a tendência é que quanto mais o tempo passe, mais responsabilidade nos é agregada, seja por filhos ou cuidar dos pais. Tornando-se cada vez mais difícil abrir mão da sua fonte de renda para empreender, por exemplo.
Não fique fantasiando a chegada dos ventos perfeitos, caso você esteja insatisfeito com uma situação da sua vida e tem o real desejo de mudança, o momento perfeito é o agora.
Não culpe o que você não tem controle
Assumir uma postura de vítima e abaixar a cabeça frente ao mundo, é uma opção que só vai te levar para ruína. De fato, você não consegue escolher onde nasceu, como a sociedade te trata e a forma como as outras pessoas vão olhar para você.
Contudo, você pode escolher onde colocar o foco da sua vida, o quanto de esforço e dedicação coloca em seus sonhos, e pode aprender ressignificar os acontecimentos ruins que aconteceram em sua vida e o que fazer diante deles.
Ao invés de ser uma vítima das circunstâncias porque não as controlamos, o que devemos fazer é se atentar a postura que temos perante elas. É necessário ter uma total autorresponsabilização. Adaptando-se nas mais diversas situações, agindo para mudar. Comportando-se assim, caso as coisas não saírem como nós imaginávamos, devemos nos ajustar a nova realidade e através dela prosperar. Até mesmo no erro, ele deve ser combustível para mudança.
Assim, devemos fazer novamente com uma mentalidade de que não houve fracasso, e sim uma descoberta de uma nova forma de como não fazer. Com isso, estará cada vez mais próximo daquilo que anseia.