Hábitos das pessoas bem-sucedidas
A maioria das pessoas tem uma crença que o sucesso é algo que foi destinado simplesmente para pessoas que deram sorte, tiveram absolutamente tudo jogando a seu favor, sendo privilegiadas seja na construção de seu próprio negócio ou no desenvolvimento de suas habilidades intrínsecas como um grande atleta.
Mas se eu te revelar que existem inúmeras características em comum entre esse grupo de pessoas que você acredita serem tão especiais. Essas características que os unem podem ser traduzidas em hábitos. A Rico e Inteligente vai te contar seis desses hábitos que serão a porta de entrada para o grupo das pessoas mais bem-sucedidas.
É preciso ter ousadia
O caminho comum de nossa sociedade nos ensina que primeiro nós temos a garantia de algum ganho e somente depois trabalhamos. Mas não é o que acontece com as pessoas que ambicionam ter mais do que a maioria, essas pessoas sabem que para ter mais do que a média elas necessariamente terão que se expor ao risco.
As grandes jogadas e os grandes sonhos exigem exposição ao risco. Em diversos momentos pessoas bem-sucedidas vão tirar dinheiro do bolso para projetos que o lucro é incerto ou vislumbram sonhos que só eles acreditam, vão na contramão do senso comum sendo até taxados de malucos.
Um bom exemplo é o caso de Bill Gates, largou a Universidade de Harvard uma das mais prestigiadas do mundo, para encarar a aventura de tocar a sua jovem empresa. Hoje é fácil pensar que Bill Gates acertou em sua escolha, com a Microsoft sendo uma das maiores empresas do mundo. Mas ele arriscou um diploma seleto que garantiria para ele uma carreira estável e segura, por naquele momento somente uma hipótese de sucesso. Acreditou e foi recompensado.
Ir mais uma milha
O lendário jogador de basquete Kobe Bryant fazia um treino particular anteriormente ao treino de sua equipe, para que quando seus companheiros chegassem, presenciassem que ele estava disposto a ir além, dando um passo a mais.
No mundo atual os jovens preferem passar todo o seu dia em frente à televisão ou redes sociais, não construindo absolutamente nada com suas vidas.
Assim, ir uma milha mais nessa sociedade não é tão difícil, porque a esmagadora maioria está presa nessa média. E quando percebemos que estamos indo além, mudamos a percepção que temos de nós mesmos, sentimos mais confiantes.
Um simples exemplo é acordar às 5:00 da manhã e ir fazer uma atividade física, com a maioria das pessoas dormindo e você indo na contramão. Buscando fazer algo completamente diferente da maioria. Essa simples sensação vai te fazer se sentir mais merecedor, porque você trabalha firme por seus objetivos.
Consistência
Aristóteles disse “Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, excelência não é um ato, mas um hábito”. Nosso desenvolvimento como pessoa não acontece do dia para noite como um passe de mágica, ele acontece dia após dia – nas pequenas coisas que realizamos.
Seja os livros, cursos, experiências vividas e o trabalho realizado diariamente, tudo é uma construção. É essa constância que vai lhe garantir os resultados, mesmo desmotivado ou num dia ruim você mantém a disciplina, rumo aquilo que você acredita.
Agradecer o hoje
Pode parecer batido ou até mesmo papo de coach. Mas a realidade é, ser agradecido transforma a sua vida. Estar no momento presente e ser grato por ele é um benefício milenar compartilhado pelas mais diversas tradições.
Esse mero gesto de agradecer proporciona uma melhora do seu estado mental, você se torna mais leve e fluido. Não significa que você não terá momentos de tristeza, mas até mesmo neles saberá reconhecer um momento passageiro.
Agradeça por sua saúde, familiares, amigos e oportunidades, sempre tenha em mente as bênçãos que você já tem nas mãos. O simples fato de amanhecer saudável e com oportunidade de adquirir conhecimento é algo gigante, e quando você se torna grato pelo que tem, abre-se então as portas para aquilo que você deseja.
Metas claras
O que você quer se tornar? Do trabalho a relacionamentos é preciso ter em mente aquilo que você espera, para que consiga alcançar esses objetivos. Caso não sabe para onde vai, qualquer caminho te serve.
Tenha metas específicas, você pode até mesmo anotá-las e deixá-las no campo de sua visão para ajudar na visualização. Elas devem ser mensuráveis, atingíveis e relevantes dentro do seu contexto, estabelecendo um prazo plausível para alcançá-las.
O fracasso é um amigo fiel
Você quando fracassa você se desestimula? Abaixando a cabeça e simplesmente desacreditando do que você vinha fazendo. Com a ideia na mente de desistir.
As pessoas mais bem-sucedidas não pensaram assim, as histórias de grandes nomes com persistências vorazes são incontáveis. Nós enxergamos somente o palco dessas personalidades, imaginamos uma espécie de super-homens sem medo, dor e fracassos.
Mas esse pensamento está completamente errado. Seja aquele grande empresário que admira ou aquele esportista que te inspira, eles choraram como você, sentiram medo e tiveram inúmeros fracassos. A grande diferença é que o medo e o pranto não os pararam e o fracasso foram suas molas propulsoras, trabalharam com esforço e dedicação, e nos momentos de incertezas seguiram em frente.
Portanto, o fracasso e o sucesso não estão em espectros opostos, a relação é muito mais íntima do que se pode imaginar. É como se o fracasso fosse parte imprescindível do caminho do sucesso. Cada fracasso traz consigo um grande aprendizado, nem que seja por simples eliminação, ele te ensinou a como não fazer algo. Sempre reflita sobre o que esse amigo fiel quer lhe contar.