Ganhe dinheiro como os banqueiros Suíços – Axiomas de Zurique
A Suíça é um local menor que o estado do Rio de Janeiro não possui litoral, pobre em minerais valiosos, não tem uma gota de petróleo para chamar de sua e o clima e a topografia são inóspitos há quase tudo na agricultura.
Entretanto, os Suíços estão entre as pessoas mais ricas do mundo. Comparam-se aos norte-americanos, alemães e japoneses no quesito renda per capita e possuem uma das moedas mais fortes do mundo. Como isso é possível?
O autor do livro Os axiomas de Zurique, Max Gunther traz a seguinte resposta: “é possível porque são os investidores, especuladores e jogadores mais espertos do mundo.”
Max possui total propriedade para falar sobre o assunto. Afinal, era filho de um banqueiro suíço cresceu e conviveu cercado por um clube de suíços que operavam em mercadorias e ações em Wall Street. Seu pai foi um dos fundadores desse grupo.
Nesse meio de homens ricos e inteligentes, foi ao longo dos anos aprendendo com essas grandes mentes, desenvolvendo uma lista de regras que idealizaram o livro, somando 12 grandes axiomas e 16 axiomas menores.
O livro é de grande valia para quem deseja ter uma postura mais ambiciosa com relação aos investimentos e merece ser lido na íntegra, mas aqui vamos deixar quatro dos grandes axiomas, que serão um marco para sua vida em busca do sucesso.
Risco – Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado não está arriscando bastante
O livro possui uma inclinação um tanto quanto polêmica para muitos do mundo dos investimentos. O autor traz que todo investimento é uma especulação em algum nível. Um risco baixo possui um retorno igualmente baixo, grandes lucros vêm acompanhados com riscos na mesma proporção, e ao menos que você tenha pais ricos, o único caminho para sair da pobreza é necessariamente submetendo-se a riscos.
Ele argumenta que os riscos fazem parte da vida em todas as áreas, não sendo exclusividade dos investimentos. Seja no amor ou nos esportes somos cercados por incertezas e esse sentimento de alguma forma até tempera a vida.
Precisamos dessas aventuras, não deveríamos fugir dos riscos todo tempo e sim entendê-los. Porém, ele não prega uma atitude irresponsável, argumenta que incertezas serão necessárias para ter uma chance realista de sair da pobreza.
Ganância – Identifique o lucro sempre cedo demais
O coração desse axioma se resume: “ao reduzir a ganância, você aumenta sua chance de ficar rico.” Pode até parecer contraditório no primeiro momento, mas dinheiro na carteira é melhor do que fora dela. Se você em um investimento chegou a lucrar aquilo que pensou ou até um pouco mais, embolse e comece a buscar uma nova oportunidade.
A ganância nunca vai te deixar satisfeito, ela sempre vai te deixar sedento por mais e mais. Contudo, se você quiser ser um investidor de sucesso é de fundamental importância saber a hora de parar.
É claro que haverá momentos que sair cedo vai lhe causar arrependimentos, mas você não deve se preocupar, é o seu dinheiro que está em jogo. Assim, é melhor sair cedo e lucrando alguma quantia, do que se atrasar e perder todo o seu dinheiro. Lucre e saia.
Otimismo e pessimismo – Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada apenas por otimismo.
Nunca faça um investimento contando apenas com o otimismo, esse sentimento é inerente do ser humano. ao tentarmos prever o futuro. Sempre ansiamos pelo melhor, tentamos nos convencer de que algo bom está por vir.
De certo ponto é impossível viver sem otimismo, todo novo projeto o envolve, o problema está quando ele obscurece nosso raciocínio e nos leva a caminhos tortuosos.
Segundo o autor, um investidor profissional não se baseia somente em otimismo, ele se apoia na confiança, essa vem de um uso consciente do pessimismo. É estar preparado para qualquer situação, e saber lidar com situações adversas.
Ao colocar o seu dinheiro em algum negócio, pergunte-se como se salvará se alguma coisa der errado. Com isso em sua mente já tem uma ferramenta melhor que o otimismo. Tem confiança.
Consenso – Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.
Esse Grande axioma instrui que não necessariamente a maioria está errada todo tempo, mas na maioria das vezes, estará. Não seja impulsivo agindo inconscientemente a favor ou contra uma maioria, especialmente se for a favor. Tenha senso crítico, pense por si próprio, cada caso é um caso, tenha muita consciência quando o assunto envolver seu dinheiro em riscos.
Max Gunther adverte que o rebanho vai te pressionar agir como eles, e investir com eles pode te custar caro. As massas tem um instinto de comprar na alta e vender na baixa. Uma poderosa defesa a essas influências é ser consciente, e confiar em si próprio.
Clique e compre um dos melhores livros para investidor: Os axiomas de Zurique