Ganância nos investimentos: não cometa esse erro -

Ganância nos investimentos: não cometa esse erro

Você sabe parar quando está ganhando? A esmagadora maioria das pessoas não.  O que as levam a ter esse comportamento denomina-se ganância, e é justamente ela que vamos tratar no segundo grande Axioma de Zurique, não é nada fácil parar quando se está ganhando, a ganância está entranhada até os ossos do ser humano e exorcizá-la é tão difícil quanto mudar a cor dos nossos olhos.  Não caia na ganância nos investimentos. 

Colocar a ganância sob controle é uma meta, buscando esse único gesto de autocontrole, você se torna um especulador superior que 99% dos outros aventureiros em busca de riqueza. O segundo grande Axioma de Zurique traz consigo um paradoxo: reduzindo sua ganância, suas as chances de ficar rico aumentam. 

Os suíços possuem um provérbio: “Não estique sua sorte “. O seu profundo sentido diz que no jogo, investimentos ou na vida em geral haverá tempo de ganhos. Em que você vai se achar um ser superior de decisões extraordinárias e abençoado pela sorte, acreditará que ela durará para sempre. Tomado pela ganância não enxergará a realidade de que períodos de perdas também fazem parte do jogo. 

A ganância nos investimentos

O futuro é imprevisível

Nunca saberá exatamente quanto tempo um período de ganhos irá durar, pode durar bastante tempo ou findar no próximo segundo. Então o que fazer? Muitas vezes, você se encontrará em uma sequência de ganhos, sendo incapaz de ver o futuro e a duração da boa fase. Ficará em dúvida se sai ou continua. 

Um posicionamento sábio e prudente é a modéstia nessas situações, o melhor a se fazer é optar pela média, grandes períodos de altos ganhos são famosos e raros, os modestos e breves são mais frequentes. Aposte neles, não seja dominado pela ganância, quando obter um bom lucro, aproveita e saia. 

Muitas vezes, a saída precoce causa a lamentação. Os ganhos do mercado continuaram sem sua participação, e poderá ficar frustrado imaginando o lucro não ganho, pensará que a decisão de ter saído cedo demais foi um erro. De fato, é uma deprimente experiência, e todo especulador já sentiu esse amargo gosto, e não há intenção de minimizá-la. 

Manter-se firme e de cabeça erguida é fundamental, para reequilibrar a balança, para cada decisão errada de sair antes do tempo, haverá uma dúzia de situações que a decisão foi a mais acertada. A ganância sob controle sempre lhe trará mais dinheiro ao longo prazo. 

 

Saia cedo

Saia cedo, evite a ganância nos investimentos.

 

Mas o que isso quer dizer? É simples não tente buscar até o último centavo possível, realize os lucros anteriormente dos períodos máximos de ganho e não tenha arrependimento, você não pode prever o futuro, tão pouco avistar o pico das máximas, uma postura prudente é imaginá-lo próximo, e não longe. Obtenha seu lucro e pule fora. 

Imagine um seguinte cenário, você está escalando uma montanha em uma noite sem lua e nublada, visibilidade zero. Sua meta é atingir o pico ou o mais próximo possível dele, mas do outro lado do pico é um despenhadeiro que leva a um desastre terrível.  Uma atitude prudente é parar a escalada quando sentir que atingiu uma boa altitude, parar antes do bico para evitar o pior. Pare cedo, não caia na ganância dos investimentos.

Infelizmente muitas vezes quando o sol raiar e a luz iluminar o caminho, talvez você esteja na metade do destino. Sentirá que poderia ter escalado muito mais. Mas não cabe lástima, de fato não alcançou o topo, mas caminhou um bom trecho. Aferiu o seu lucro, está em suas mãos, só isso importa. É um quadro muito melhor do que as pessoas que continuaram até o fim, despencando despenhadeiro abaixo, se espatifando no chão. 

Isso é incrivelmente difícil de ser cumprido para muitos, o grande problema é o medo do arrependimento. Entretanto, justamente esse medo que parece ser o mais comum e intenso nas bolsas de valores. 

Saia cedo em operações da bolsa de valor, evite a ganância nos investimentos

Em Wall Street há um ditado que diz: não se deve olhar a cotação de uma ação que já se vendeu. Essa advertência não olha para o ganho de dinheiro, mas sim para evitar o choro.Nessas situações não chore pelo leite derramado, nem se torture, ao invés disso pense nas vezes que vender cedo demais foi genial, e te salvou. 

 A ganância dos investimentos é o principal dificultador da tomada de decisão racional. Quanto mais se tem, mais se quer. É da natureza humana, o melhor é se habituar a vender cedo demais. Vendido não se torture se os ventos da alta continuarem a soprar mesmo depois de baixar as velas, é bem provável que o vento da bonança logo findará. Mas durando, se acalente imaginando as inúmeras situações que a venda prematura protegeu seu patrimônio e ganhos, de outro modo, tudo poderia ter se perdido. 

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *