Como ser minimalista – Por onde começar - Rico e Inteligente

Como ser minimalista – Por onde começar

Você já ouviu falar sobre minimalismo? A vida minimalista prioriza aquilo que é realmente importante e te faz feliz se desprendendo de tudo aquilo que é desnecessário. Um dos principais princípios do minimalismo é a priorização da qualidade ao invés de quantidade, com isso você ganha tempo com aquilo que é realmente importante para sua vida. Esse conceito não se resume em uma vida triste e entediante como muitos podem pensar, a real meta é viver uma vida bem sucedida com o mínimo necessário.

 

1 – Reflita sobre seus gastos

Procure fazer uma análise completa sobre o que consome sua renda todos os meses e onde você está investindo seu dinheiro. A busca de um estilo de vida minimalista exige a eliminação de gastos supérfluos, e a melhor ferramenta para se conseguir isso é colocando os seus débitos no papel e buscar o entendimento real sobre a sua situação financeira.

 

2 – Seja satisfeito com o que você já tem

Hoje mais do que nunca vivemos em uma sociedade consumista. As mídias têm forte influência sobre nós, diariamente somos expostos a uma sequência de propagandas que tentam nos convencer que só se alcançaremos a felicidade se consumirmos um determinado produto. O impacto disso na vida de muitos é gastar grande parte do seu salário em coisas superficiais.

Existem pessoas que não importe quanto ganhem, mais elas vão gastar, criando um círculo vicioso. Devemos estar atentos para não cairmos nessa armadilha. Um minimalista tem um entendimento de que uma vida consumista nos leva a comprar coisas que não precisamos.

Quantas vezes você já teve a sensação de comprar algo que não precisava ou então que pouco usou posteriormente? Tenha a satisfação naquilo que você já possui e coloque o seu foco naquilo que realmente tem importância para você, o que te faz mais feliz e te proporcione uma melhor qualidade de vida. Um ótimo exemplo são viagens, passar mais tempo com os amigos e família, investir em capacitação e realização de Hobbes.

O seu foco deve estar em experiências que marquem sua vida. Isso vai te ajudar a atingir os seus objetivos e você não ficará desejando coisas que você somente acha que precisa.

 

3 – Tenha firmeza em sua decisão

Não será fácil se tornar um minimalista, muitas pessoas próximas criticaram esse seu novo estilo de vida, mas você terá que ser firme em sua decisão. O tempo será seu amigo, ele mostrará para as pessoas que você estará mais feliz, com mais energia e de bem com a vida.

Em algum momento você pode ter alguma de recaída, mas uma nova imersão te mostrará que essa forma de viver a vida traz muitos benefícios. Assim, você vai perceber que está caminhando pelo caminho correto

 

4 – Organize-se e remova coisas desnecessárias da sua vida

Minimalista não é sair se livrando de tudo, mas sim daquilo que você não usa. Ter a consciência de que a obtenção excessiva de coisas só prejudica sua qualidade de vida. Assim, ter muitas coisas compromete a sua felicidade, quanto mais você tem, mais tempo com elas é exigido, seja na manutenção, organização ou escolhendo a melhor opção entre várias.

Reflita quanto tempo é gasto fazendo esse tipo de atividade, ao invés de desperdiçar seu tempo. Com isso poderia estar investindo seu tempo em coisas que te fazem realmente feliz.

Muitos são encantados por coisas que atraem momentaneamente, mas no longo prazo terão pouca ou nenhuma utilidade. Três boas razões para se livrar de excesso de coisas são:

 

1 – É estressante,

2 – É caro ter muitas coisas

3 – Faz perder tempo.

 

Então, pegue o seu excesso de coisas, dê para alguém ou venda. De agora para frente caso precise obter algo novo prefira a qualidade ao invés da quantidade.

 

5 – Liste seus sonhos

Liste seus principais sonhos, mas obedeça a uma simples regra: não foque em coisas, coloque sua atenção em experiências. Busque seus sonhos, mas agora de forma minimalista, por exemplo uma viagem, um curso, aventuras.

Seja o que for, coloque o foco nessas coisas pelos próximos meses. Você ficará motivado e perceberá que ficará muito mais simples realiza-los a partir do momento que todo seu foco mental e financeiro foi direcionado para aquilo que realmente importa.

O minimalismo não se trata de sair doando tudo que se tem ou vendendo todos os seus pertences, não se trata de sacrificar uma casa confortável ou um carro, mas sim ter FOCO.

Uma linha de pensamento chave é se questionar, o que eu quero alcançar com minha vida? Quando seus objetivos estiverem claros em sua mente, você sempre se perguntará a cada compra se aquilo se te aproxima dos seus objetivos ou se afasta você deles. O objetivo é direcionar, focando seus recursos apenas em aquilo que você sabe que é mais importante para você. Quanto mais cedo você se afastar do consumo excessivo, mais próximo você estará de seu verdadeiro potencial.

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *