Como se tornar um líder?
A liderança é um talento que poucas pessoas possuem, porém há como treinar e aumentar suas possibilidades de tornar um grande líder em seu meio social.
Temos dois tipos de liderança uma boa e outra ruim. A liderança ruim é aquela imposta pela força, na qual o agente impõe em benefício próprio, e não em virtude do conjunto.
A liderança boa é aquela justa, com autodeterminação e bondade – visando o bem comum.
Podemos citar exemplos, como um líder de guerra que mata milhões, ou uma personalidade que inspira milhares de pessoas em torno de um propósito.
O grande líder é criticado por invejosos, pois os que criticam não conseguem ter o mesmo brilho.
Por outro lado, muitos o seguem porque seus passos são mais certos e com maior confiança.
Características em comum dos líderes
10 características que os maiores líderes possuem
- Domínio de seus medos.
- Tendência para colocar os interesses pessoais ao bem da coletividade
- São orientados por propósitos de vida
- Confiança em si mesmo
- Habilidade de tomar decisões rápidas e mantê-las com firmeza.
- Grandes imaginações para resolver problemas
- Iniciativa
- Autocontrole
- Capacidade de tirar proveitos dos erros e fracassos.
- Capacidade de pensar com exatidão.
Os líderes possuem características em comuns, normalmente eles nascem para ser líder, porém muitos conseguem com o passar do tempo adquirir essas habilidades.
Esse grupo de pessoas influenciam milhares ao seu redor. Sobre eles recaem inúmeras responsabilidades em vários setores da sociedade.
Formas de Influenciar alguém
Primeiramente, devemos ter em mente que existem duas maneiras para manipular o comportamento humano:
-
Inspiração ou Manipulação.
Um exemplo claro de manipulação é os gatilhos mentais que as empresas de todo o mundo fazem para ter vendas a curto prazo.
Como: o medo, pressão na venda, falsa promoção e novidade.
Não necessariamente isso vai ser ruim para a empresa. Contudo, essas táticas servem para o curto prazo.
A grande diferença do LÍDER
Além dessas características apresentadas, o grande diferencial é o modo de se comunicar perante sua existência.
Calma, vamos explicar.
O líder tem um POR QUÊ muito forte, todas suas decisões já estão arraigadas em seu proposito de vida, seja ajudar pessoas ou defender um país até o último momento.
Um exemplo de líder é o Martin Luther King Jr. – líder dos direitos civis nos Estados Unidos, que liderou campanhas pacíficas para acabar com a discriminação racial e promover a igualdade.
Empresas líder de mercado
Talvez fique mais fácil entender em relações a empresas que tem liderança forte no mercado, em que as pessoas compram porque sentem amor pela marca, um exemplo é a Apple.
O grande diferencial da APPLE: a empresa apresenta um PORQUÊ do produto e um proposito.
Olha como a APPLE anunciou uma venda:
- Nós acreditamos em questionar a norma e em pensar fora da caixa em tudo o que fazemos. Nossa abordagem para desafiar o status quo é criar produtos com design atraente, fáceis de usar e intuitivos para o usuário. Isso resulta em computadores excelentes. Gostaria de adquirir um?
Marcas normas anunciando:
- Fazemos ótimos computadores. São projetados com modelos bonitos, fácil de usar e possui um ótimo processamento. Quer adquirir um?
A sociedade hoje, na maioria das vezes, não compra O QUE você faz, eles compram o PORQUÊ você faz, um propósito de vida.
A APPLE utiliza de desafiar o “status quo”, ou seja, eles gostam de desafiar a normalidade.
A empresa utiliza o PORQUÊ como motivo. O QUE é simplesmente uma maneira tangível do produto. Eles nunca foram historicamente famosos pelos melhores produtos, mas possuíam as vendas mais apaixonantes.
O ser humano tem um grande desejo de pertencimento, a APPLE com seu proposito consegue atrair muita gente, que se sente dentro do grupo
Atração do ser humano por líderes
Somos atraídos por líderes e organizações que são bons de comunicar o que acreditam. Sua capacidade de nos fazer sentir especiais, seguros e menos sozinhos nos inspiram.
As decisões baseadas em sentimentos, é acionada pelo sistema límbico, não temos noção exata de algumas decisões que tomamos motivadas pelo sentimento, apenas seguimos em frente.
Então, empresas precisam deixar um porquê forte para facilitar a tomada de decisão. As decisões são impulsionadas por emoções.
Pessoas que possuem APPLE e HARLEY DAIVISON adoram ostentar suas marcas, elas se sentem pertencidas. Essas empresas não precisam apelar por moeda de diferenciação como preço e outros recursos, pois os usuários identificam um PORQUÊ da compra.
Mather Luther King Jr. foi um dos grandes inspiradores de pessoas, não ficava falando COMO e O QUE fazer para ter a igualdade que sempre desejou nos Estados Unidos. Simplesmente faziam discursos inspirados como: “Eu tenho um sonho”.
A população não agia pelo Mather Luther King, agia por eles mesmos, com um proposito super definido.
Conclusão
Portanto, os líderes possuem características em comuns entre eles. Porém outras pessoas podem adquirir a partir de esforços indivíduos.
Essas habilidades individuais são atributos marcantes em uma pessoa.
Existe um grau de profundidade da liderança, desde a Chefe de Estado de um determinado país, até em nosso dia a dia vemos líderes natos, que lideram decisões de determinados grupos.
A grande regra do Líder é agir para INSPIRAR, e não para MANIPULAR. Ele compreende o seu POR QUÊ no mundo, e inspiram pessoas a agirem com determinadas atitudes.
Os verdadeiros líderes que marcam a história positivamente, são aqueles que construíram algum legado na terra e utilizamos até hoje como: Steve Jobs, Mather Luther King, Einstein e Tesla.
Por isso que para ser um líder na sociedade temos que encontrar nosso porquê, ou seja, saber quem somos e entender o propósito de nossas vidas.