Como aprender a investir sozinho sem comprar curso?
A decisão de começar no mundo dos investimentos está tomada. Porém, você simplesmente não sabe por onde começar, não tem muitos recursos, a imensidão de conteúdos da internet mais confundem do que ajudam e, principalmente, uma infinidade de cursos diariamente na sua tela. A sensação a cada clique é de que alguém quer tomar o seu dinheiro.
Mas não se preocupe a Rico e Inteligente vai te ajudar nessa jornada. De uma vez por todas, mostrar-te como é possível aprender a investir sozinho e sem gastar um único real com cursos.
Escolha uma plataforma de investimentos
A primeira coisa que você precisa fazer para adentrar no mundo dos investimentos, será a escolha de uma plataforma de Investimentos. Hoje, no Brasil, existem centenas de plataformas de investimento. Muitas delas com taxa zero no momento da compra das ações.
O que você precisa identificar para fazer uma boa escolha é se a plataforma está alinhada com os seus objetivos, e grande parte delas podem não lhe oferecer boas opções. Um exemplo clássico seriam os bancos, que habitualmente possuem diversas taxas. Além de tentar “empurrar ” outros produtos financeiros de qualidade no mínimo duvidosa, pois seu dinheiro já está na plataforma deles.
Por outro lado, as corretoras quando surgiram tiveram a função de tirar os clientes dos bancos, devido as práticas abusivas anteriormente citadas. Com promessas de melhores serviços e taxas muito mais baratas, o que de fato ocorreu.
Só que posteriormente tiveram a percepção de que os bancos detinham uma margem de lucro muito maior do que a delas. Então, as corretoras começaram ” incrementar ” a carteira dos investidores com produtos questionáveis.
Como não ser enganado por corretoras de Investimentos
As corretoras de investimentos possuem o agente autônomo de investimento, esses profissionais contatam os clientes, apresentando-se como assessores e especialistas de Investimentos.
Com isso, fazem indicações de diversos produtos. O problema é que esse suposto especialista na maioria das vezes terá um conselho ” viciado “. Por que isso acontece?
Isso se dá pelo fato de que a menor parte da remuneração desses agentes autônomos é fixada, e a outra maior porcentagem de seu salário é através de metas de vendas. Alguns produtos possuem rebates maiores, logo a tendência é que justamente esses serão oferecidos para a sua carteira.
Por isso, tome muito cuidado com o cardápio que as corretoras irão lhe oferecer, e com as promessas de profissionais, possuidores de muita lábia e persuasão, que irão te oferecer os “melhores produtos”. Fique ciente para escapar de armadilhas.
Aprenda a pesquisar
Busque informações em Fontes confiáveis, vivemos em um tempo em que a informação é amplamente difundida. O que não falta na internet são bons conteúdos das mais diversas áreas possíveis, não sendo diferente com os investimentos.
Sites de Investimentos, como a Rico e Inteligente, você vai encontrar os mais diversos temas sobre como investir, onde e da melhor forma. Tudo de forma totalmente gratuita, então aproveite fontes de informação como nosso site e use a seu favor.
Investir na prática
Em primeiro lugar, não adianta nada ficarmos teorizando sobre investimentos, buscando informação e conhecimento, caso fiquemos na inércia e não sairmos para a prática. É e de fundamental importância vivenciar a experiência.
Mas, antes de começar a investir, busque constituir a sua reserva de emergência que nada mais é do que seis meses de seus custos fixos. Muitas pessoas confundem com seis meses de salário, mas custos fixos são as suas despesas mensais.
Exemplo: você recebe 3000 e suas despesas são 1500, você precisará ter uma reserva de emergência de 9000.
Assim, aloque metade em conta corrente de preferência em bancos maiores em que você terá facilidade de acesso e menos riscos. E a outra metade em tesouro SELIC, pelo fato de se tratar de investimento simples e que na grande maioria das vezes o seu dinheiro renderá no mínimo mais que a inflação.
Livros
Em primeiro lugar, para muitos a maior ferramenta de conhecimento são os livros. Uma boa estante de livros mudará a sua vida. A importância da leitura é difundida através dos milênios pelos mais diversos sábios, e nos investimentos não é diferente.
Vamos deixar aqui uma lista de livros que sem dúvidas vai mudar a sua vida.
Para começar, a indicação são livros que transformará a sua relação com o dinheiro e a riqueza. Assim, são livros que irá mudar o chamado mindset. Como Pai Rico Pai Pobre e Os Segredos da Mente Milionária.
Adentrando de fato em como investir temos O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, o que para muitos é a Bíblia dos investimentos. Investindo em ações no longo prazo, de Jeremy Siegel. Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher. Princípios de Ray Dalio e Anti-frágil de Nassim Taleb.
Existem outros bons livros, mas aqui fizemos uma seleção especial e sem dúvida nenhuma se você ler todo esse material você ficará melhor do que 90% dos chamados ” especialistas“ de investimentos. Não será mais persuadido por conteúdos ruins ou aproveitadores da internet tentando vender porcaria.
Não pare de estudar
A jornada é continua. O nível de transformação do nosso mundo atual é gigantesco, para se manter um grande investidor, você não pode parar de estudar. A busca de conhecimento deve ser constante.
Portanto, precisamos estar sempre atentos, seja para garantir que o dinheiro continue crescendo, seja para não cair em tentações e armadilhas, sempre buscando as melhores oportunidades.