O que são small caps? Como investir?

O que são small caps? Como investir?

O sonho de todo investidor é encontrar a grande oportunidade, aquela ação que vai alavancar a sua carteira. A sua grande jogada. Assim, com essa meta na mente os investidores se deparam com as small caps, com grandes potenciais de crescimento e valorização de suas ações.

Ficam tentados com essas companhias de menor capitalização de mercado. Mas será que vale a pena se aventurar nesses novos caminhos?

Entenda as small caps

São as pequenas companhias perto das gigantes do mercado as chamadas blue chips, small caps são ações de empresas que tem como valor de mercado entre RS 300 milhões a RS 2 bilhões.

Em questão de alguns anos, uma então denominada small Cap pode vir a se tornar uma mid cap ou blue chip. Um ótimo exemplo dessa ascensão dentro é a Magazine Luiza (MGLU3).

Não se deixe confundir, small Caps não são obrigatoriamente empresas de um porte pequeno. Uma parcela delas são inclusive líderes em seus respectivos setores, entretanto, ainda são pequenas com relação a bolsa de valores. Pois a identificação dessas ações tende a ser feito através de um comparativo de valor de mercado entre as demais companhias negociadas em capital aberto.

Vantagens de investir em small caps

Em primeiro lugar, cada vez mais os investidores estão de olho nessas empresas, que têm um potencial elevado de crescimento, o que pode acabar refletindo em seus papéis valorizando-os significativamente. É muito comum elas estarem dentro de promissores setores que ainda não foram bem explorados.

O que é small caps? Como investir

Potencial de crescimento

Possui um crescimento percentual muito maior do que as empresas tradicionais, seja através de um excelente produto lançado ou adentrando em um grande mercado consumidor. Enfim, se você fatura 200 e passa a faturar 400 sua receita foi dobrada. Agora se você fatura 2000 e acrescenta 200, o faturamento cresceu apenas 10%.

Valor das ações

O valor nominal das small Caps, é outro ponto que chama atenção as small Caps tendem a custar menos do que as Blue chips, que na maioria das vezes tem um valor unitário mais alto. Logo, em condições normais com o mesmo volume de dinheiro será possível comprar mais papéis da small caps do que das grandes empresas.

Mas e os riscos?

No mundo dos investimentos, os riscos sempre acompanham as grandes oportunidades, pois nem tudo são flores. Sendo um dos maiores a liquidez.

No pregão os papéis das small Caps são menos negociadas, assim quando o investidor necessita, por qualquer razão, desfazer sua posição, possa ser que encontre alguns problemas para vender seus papéis pelo preço almejado. Então pode negocia-los com descontos ou ser um pouco mais paciente até realizar a venda.

A falta de liquidez expõe os papéis as oscilações do mercado, elas são mais voláteis. Não é incomum que ocorram grandes variações em períodos curtos nas ações das small Caps frente a das grandes companhias.

Small caps são em sua grande maioria jovens empresas, de modo especial na Bolsa de Valores. Com o histórico de suas informações financeiras naturalmente serem menos disponíveis, ficando comprometidas análises aprofundadas.

Alem disso, é comum que dentro de seu segmento sejam únicas dentro da B3 o que impossibilita uma comparação avaliativa com a concorrência.

Como investir em small caps?

Primeiramente, temos três maneiras principais para se investir em ações de small caps:

  • Compra direta de ações: a primeira forma é a mais tradicional possível, fazendo a compra direta no pregão da bolsa. De modo geral é o mesmo procedimento que ocorre na compra de qualquer outro tipo de ação.
  • ETF de SMLL: Uma outra maneira de investimento é comprar os fundos de índices, os afamados ETFs. Replicando a carteira de índices como o IBrX e o Ibovespa esses fundos negociam no próprio pregão da B3, como se fossem ações. Uma parte interessante desses Fundos é que representam um conjunto de papéis, na compra direta o investidor terá que adquirir ação por ação. Os ETFs facilitam o trabalho para o investidor que deseja uma carteira diversificada.
  • Fundos de investimento especializados: Por último, temos os Fundos especializados em ações de small Caps. Contam com administradores especializados. O que pode ser uma vantagem para quem deseja investir nessa modalidade. Em vez de o próprio investidor ter a decisão de qual papel comprar, quem investe nesses fundos terá um gestor dedicado a essa tarefa. As corretoras de valores oferecem esses fundos, não havendo exigência de cadastro para operar na bolsa, porque suas cotas não são negociadas nela. Porém, contem taxas de administração mais altas que os etfs, mas é o preço que se paga por comodidade.

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *