Você é iniciante? 5 Dicas para começar a investir em 2023

Você é iniciante? 5 Dicas para começar a investir em 2023

Não sabe por onde começar a investir em 2023? A Rico e Inteligente vai te ajudar com 5 dicas para começar a investir.

Vamos dar cinco dicas fundamentais para mudar o rumo do seu dinheiro em 2023, e alavancar seu caminho no mundo dos investimentos.

Traçando uma estratégia

Antes de começarmos a falar sobre os investimentos, é de fundamental importância ter uma estratégia. Você precisa se conhecer, saber o seu perfil de investidor se você é conservador, moderado ou agressivo. Corretoras e bancos possuem ferramentas que podem te auxiliar nesse auto estudo.

Além de descobrir alguns fatores que vão pesar nessa identificação como por exemplo: patrimônio atual, idade e objetivo final. Feito isso e você consciente sobre sua personalidade no mundo dos investimentos, vamos agora as cinco dicas para começar a investir em 2023.

Risco de ruína

De maneira alguma coloque todo o seu dinheiro em um único ativo ou em uma única classe de ativos. Mesmo que você acredite em algum determinado investimento; se expor alocando todo o seu investimento em um único ativo, é uma atitude suicida e o seu risco de ruína é gigante.

Ainda que sejam ações de uma grande empresa, com solidez no mercado, o risco é inerente do mercado. Uma queda na empresa ou no setor pode ocorrer, sendo que se seu dinheiro estiver todo em um único lugar seu prejuízo poderá ser fatal.

Concentração de ativos

O melhor remédio contra esse risco é a diversificação de sua carteira.

Assim, diversificação de ativos é uma estratégia aplicada justamente para diminuir o risco das carteiras dos investidores, distribuindo o dinheiro em diferentes tipos de ativos, como ações, fundos imobiliários, renda fixa e investimentos no exterior.

Por fim, acontecerá o seguinte: uma categoria de ativos pode performar mal, e outras garantirá boa performance – essa variabilidade assegurará um equilíbrio em seu portfólio, mitigando os riscos.

Rentabilidade vs Inflação

É simples, a rentabilidade de seus investimentos precisa superar a inflação. Por exemplo, se a inflação anual somou 3%, então necessariamente seu investimento precisa ter uma rentabilidade de no mínimo 3% para garantir a manutenção do poder de compra do dinheiro investido. Mas isso não é um cenário adequado, você deve superá-la para que de fato aconteça uma um aumento real em seu patrimônio.

 

Renda x Aporte

É de suma importância obter uma renda mensal crescente para que te permita aportar cada vez mais.

Os fundos imobiliários, por exemplo, te permitem uma renda mensal.

No entanto, para garantir o aumento de seus investimentos, você precisa reinvestir uma porcentagem desses ganhos mensais, garantindo assim um crescimento exponencial de seus investimentos. Outra opção são empresas que pagam dividendos, com a mesma lógica do exemplo anterior citado, também conseguimos o mesmo efeito.

Ativos de risco

Ativos de risco podem alavancar a sua carteira, tendo em vista que esses ativos geralmente tem um potencial de crescimento mais elevado, com a chance de uma grande subida em períodos mais curto.

Cabe um alerta. É fundamental, como já foi anteriormente citado, entender o seu perfil de investidor e se expor ao risco de maneira inteligente e estratégica, defina uma porcentagem segura para essa margem de exposição.

Assim, você poderá aproveitar algumas boas especulações do mercado e mesmo assim não comprometerá de maneira fatal o seu portfólio.

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *