Aprenda a ser RICO – PAI RICO PAI POBRE

Aprenda a ser RICO – PAI RICO PAI POBRE

O autor de Pai Rico Pai Pobre Robert kiyosaki conta que possuiu dois pais. O seu pai biológico, professor universitário com doutorado, que ao longo de sua vida conseguiu ganhar dinheiro suficiente para sobreviver, mas ao partir deixou dívidas e impostos. Esse era seu Pai Pobre.

O seu segundo pai, era o pai de seu melhor amigo, um homem que sequer terminou o ensino médio, aprendeu com a prática e a vida. Tornou-se o homem mais rico do Havaí, deixando milhões de dólares para sua família após falecer, esse era seu Pai Rico.

Robert explica que ganhar dinheiro não é ensinado nas escolas, ela nos ensina a repetir um modelo pré-programado, feito para criar empregados.

E a grande maioria dos pais, ensinam os filhos a seguir o mesmo caminho, vindo de uma família de classe média é provável que você foi ensinado a ser pobre. Isso se dá porque os seus pais também foram ensinados nesse modelo obsoleto, isso não é culpa deles, eles simplesmente replicam aquilo que lhes foi ensinado, e vai passando de pai para filho como se fosse genética.

Mas, nesse artigo, vamos mostrar alguns conselhos valiosos que o Pai Rico de Robert Kiyosaki lhe ensinou, que fez ele aprender a ser rico.

Ativo e passivo

Uma das principais lições que Robert kiyosaki traz em seu livro, é valorizar a educação financeira e compreender a diferença entre um ativo e um passivo, essa noção é a parte mais importante para ser rico.

De forma bem simples ativos são coisas que vão te trazer dinheiro, passivos são aquelas que vão lhe fazer gastar dinheiro. O mesmo bem pode ser um ativo ou um passivo dependendo do contexto. Por exemplo, se você tem um carro e utiliza a trabalho, e ele te gera renda então trata-se de um ativo, agora se o seu carro é de uso pessoal e somente te trás despesas, como eventuais manutenções e impostos, estamos diante de um passivo.

A grande diferença entre ricos e pobres é onde eles colocam o seu foco. Enquanto os ricos estão focados em aumentar os seus ativos e, consequentemente, a sua renda, os pobres tem atenção voltada para passivos expandindo os seus gastos, com bem supérfluos que geralmente não necessitam. A longo prazo a fortuna dos ricos prosperam cada vez mais, e os pobres afundam em dívidas que poderiam ser evitadas.

Senhor do dinheiro

Ainda muito jovem, Robert aprendeu com o Pai Rico que os ricos não trabalham por dinheiro é o dinheiro que trabalha para eles.

Os pobres por outro lado são orientados por desejo e medo, ficam paralisados frente às contas e os problemas que a falta do dinheiro pode ocasionar, ou então guiados pelo desejo. Qualquer novo valor percebido, já é motivo para ir em busca de passivos como roupas caras, eletrônicos ou trocar de carro.

Contudo, os ricos encontram soluções para que o dinheiro os sirva, alocando-os em ativos, não possuindo medo das oportunidades e assumem riscos em busca delas. E mesmo que eventualmente perdam dinheiro, eles entendem que um pequeno revés é um grande aprendizado para futuros investimentos.

Criar dinheiro

O livro argumenta que todas as pessoas nascem com algum talento, mas o medo e a vida vão esmagando esses talentos ao longo do caminho. Então necessariamente não são as pessoas de elevado grau de inteligência ou instrução que vão prosperar, mas sim aquelas que têm ousadia para se aventurar.

Algumas pessoas simplesmente não progridem financeiramente por medo e dúvida, elas deixam as oportunidades passarem, ficam inertes esperando que a oportunidade bata em sua porta. O autor traz que você deve criar as oportunidades e o mesmo efeito se repete com relação ao dinheiro, você deve ser ativo no processo de ganhar dinheiro e criar as soluções e as oportunidades.

Anseie aprender

O Pai Pobre de Robert era um indivíduo inteligente e trabalhava somente por dinheiro, a estabilidade que o seu trabalho proporcionava era muito significativo para ele. Por outro lado, seu pai Rico trabalhava para aprender e o resultado foi se tornar milionário.

O livro indica que os jovens busquem trabalhos em que eles possam principalmente aprender, mesmo que a remuneração não seja aquela sonhada, sobretudo se você estiver trabalhando em uma área de venda, marketing, liderança de pessoas entre outras análogas.

Existem grandes profissionais ao redor do mundo com talentos exuberantes, e mesmo assim amargam problemas financeiros, mas por que isso acontece? O que lhes falta é combinar suas habilidades, com outras habilidades chaves que vão lhe fazer aflorar a riqueza. Conhecimentos como inteligência financeira, marketing, investimentos e vendas impulsionam o talento para a fortuna.

Vivemos na sociedade dos especialistas, há uma campanha que prega que os especialistas são os indivíduos mais bem sucedidos de nosso tempo. Entretanto, o Pai Rico ensinou “Você tem que saber um pouco sobre muito.” Ele pregava justamente o contrário da maioria, para ele uma pessoa bem sucedida deve ter um conhecimento geral, amplo sobre o negócio que se está envolvido, isso desperta uma visão crítica e holística sobre o todo

Não tenha medo do fracasso

As pessoas têm medo irracional do fracasso. O fracasso não é o fim, ele é parte do processo, no caminho até o sucesso o fracasso pavimentará boa parte da estrada, então não o tema. Aprenda a ressignificar, ele é uma ferramenta de aprendizado.

É mais do que normal falhar nas primeiras tentativas. Desistir depois de algumas tentativas, é como querer entrar na academia e ficar em forma depois de poucos dias, para obter resultados é preciso ter consistência.

Primeiros os ativos

Os ricos em primeiro plano constroem ativos, somente depois com a renda proveniente dos ativos buscam bens para o lazer. O inverso acontece com os pobres eles adquirem luxos com a sua renda de trabalho, negligenciando a compra de ativos.

Por exemplo, se o um rico deseja comprar uma casa luxuosa, primeiro investe em ações ou um novo empreendimento. Somente após com o dinheiro gerado pelo investimento compra uma bela casa. O seu foco nunca está em sua renda, está sempre nos seus ativos.

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *