7 ensinamentos de Salomão sobre riqueza e dinheiro

7 ensinamentos de Salomão sobre riqueza e dinheiro

Se você folhear a Bíblia encontrará as palavras riqueza e dinheiro mais de duas mil vezes, mas são os trechos bíblicos atribuídos a Salomão que encontramos os maiores ensinamentos para enriquecer. Você conhece quem foi o Rei Salomão? Com certeza em algum momento você já escutou falar sobre o seu magnifico templo. O Rei Salomão viveu a cerca de 3.000 anos atrás, mas seus conhecimentos sobre dinheiro e riqueza são atemporais.

Salomão foi reconhecido como o homem mais sábio de todos, e inúmeros reis foram ao seu encontro em busca de sua sabedoria e discernimento. Os ensinamentos de Salomão estão distribuídos em sua maioria nos livros de Provérbios, Eclesiastes e salmos.

1º Ensinamento

No livro de provérbios Capítulo 10, Versículo 4 Salomão ensinou “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.”

Aqui temos uma lição simples, mas profunda. Cruzar os braços e esperar com que as coisas caiam do céu não é uma opção sábia, caso você deseja riqueza terá que buscar ativamente.

Uma atitude passiva diante da vida, na melhor das hipóteses te manterá onde você já está. O zelo e o cuidado diário em busca de prosperidade lhe trarão a riqueza.

2º Ensinamento

O segundo ensinamento está contido em Provérbios 17, Versículo 16: “De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?”

Aqui, Salomão deixa claro que o dinheiro não é um fim em si mesmo, e por mais que uma pessoa ganhe muito dinheiro, se ela não tiver a sabedoria necessária para usá-lo de forma produtiva, o dinheiro ao invés de ajudá-lo irá trazer sua ruina. Muito provavelmente em algum momento irá perdê-lo, sem o discernimento necessário não é possível manter a riqueza.

Então, ao invés de focar somente em aprender a obter dinheiro, também é de suma importância que você se torne uma pessoa sábia tanto para conservar a sua riqueza como para usá-la de maneira eficaz.

3º Ensinamento

Na terceira lição, Salomão fala sobre suas companhias e o seu ambiente em Provérbios 23, Versículo 19 a 21, diz o seguinte “Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.”

O homem mais sábio de todos adverte que as pessoas que te cercam influenciam o seu comportamento, se ao seu lado só tem pessoas que desejam bebedeiras e festas, muito provavelmente essa também será sua conduta.

Algo que vale a pena destacar é que pessoas ricas cultivam amizades de pessoas que também geram riqueza, elas valorizam a importância que a troca de experiências gera, além da ajuda mútua. Elas entendem o impacto que o círculo social gera no indivíduo.

Ao invés de só se cercar com pessoas que anseiam por prazer imediato, busque companhias de pessoas que agregaram valores de riqueza em sua vida, e isso vai impulsionar sua vida.

4º Ensinamento

Em Provérbios Capítulo 11, Versículos 24 e 25, Salomão fala: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.”

A riqueza é feita para ser compartilhada, exercite gratidão por aquilo que lhe foi concedido. Seja Generoso, compartilhe uma parte daquilo que você ganhou com os outros.

Os seres humanos só chegaram na evolução de hoje, graças à cooperação mútua, precisamos um dos outros. Quem alivia os outros um dia também receberá alívio.

5º Ensinamento

Provérbios 15:22 diz: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” Aqui o grande Sábio fala sobre a importância de estar cercado por pessoas qualificadas que podem fornecer bons conselhos, além disso evidencia que o sucesso não é uma tarefa solitária e sim de grupo.

Em sua jornada você precisará de outras pessoas, precisará ouvir conselhos daqueles que já chegaram onde você quer chegar, terá que se expor a outros pontos de vista.

É de suma importância ter a humildade de reconhecer que não se sabe de tudo, e que outras pessoas podem agregar valores valiosos. No caminho do sucesso é indispensável sentar, escutar e ser um aprendiz.

6º ensinamento

Ainda no livro de provérbios Salomão traz no Capítulo 14, Versículo 23, o seguinte: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.”

Quantas pessoas você conhece que acorda num dia inspirado fala que irá fazer mil coisas, mas os planos nunca saem do campo da Imaginação? Pouco adianta você falar que vai fazer algo, ficar momentaneamente empolgado e logo voltar ao ponto de partida.

O que vai mudar a sua vida é o trabalho árduo, é dia após dia de esforço e dedicação, essa constância que vai transformar a sua vida. Tenha foco nos seus objetivos e trabalhe por eles, coloque-os em prática, tire os planos do papel. Nunca haverá um momento dito perfeito, faça o pouco que você consegue fazer hoje, mas faça!

Essa perseverança diária, de pouco a pouco fazendo o que é possível com o pouco que se tem, move montanhas.

7º ensinamento

Em Eclesiastes Capítulo 10, Versículo 10, o Sábio orienta “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.”

Só o esforço não vai te garantir o sucesso, inúmeras pessoas são extremamente esforçadas e não atingem o sucesso. Isso se dá porque estão dispensando seu precioso esforço de forma equivocada.

É preciso direcionar esse esforço de maneira inteligente, saber o que está se fazendo e por que está se fazendo. Ter bons métodos e boas ferramentas mudam completamente a forma de se fazer algo, isso vale para qualquer área da vida não somente para cortar árvores.

Sem dúvidas o esforço é muito importante, mas só ele não é suficiente, antes de realizar algo em sua vida procure as melhores soluções possíveis, “afie seu machado”, isso encurtará o seu caminho para o sucesso.

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *