6 Armadilhas que acabam com seu dinheiro

6 Armadilhas que acabam com seu dinheiro

Imagine uma pessoa que trabalha o mês todo arduamente, mas quando recebe seu salário praticamente a integralidade é alocado para o pagamento de contas e simplesmente não consegue juntar um único real para investimentos.

Você se identificou com essa pessoa? Se sim, está caindo nessas 6 armadilhas que estão acabando com o seu dinheiro. Caso queira entender porque essas armadilhas estão te afastando da sua liberdade financeira leia esse artigo, para que você possa compreender a razão de ficar bem longe delas.

Nunca dizer não

É preciso saber dizer não, se você quer iniciar um novo projeto pessoal ou trabalhar mais para melhorar a sua situação financeira. Um novo empreendimento é uma excelente opção para quem deseja ganhar mais dinheiro, mas para se iniciar esse novo projeto é necessário tempo e dedicação, dizer não a outros compromissos e atividades é a chave para se dedicar ao empreendimento e transformá-lo num sucesso que impactará sua vida financeira.

Dizer não a certas despesas não essenciais é de suma importância para manter o equilíbrio das contas mensais e para que sobre dinheiro em sua conta para alocar em investimentos.

Menosprezar o dinheiro

Acredito que muitas vezes você já escutou a frase eu não ligo para o dinheiro, isso soa mais como uma resposta defensiva para lidar com os problemas financeiros e escapar das frustrações.

Na prática todos sabemos que o dinheiro é importante, ele é uma ferramenta que permite acesso aos mais diversos fatores como saúde, educação, moradia, alimentação e lazer. Só citando alguns exemplos básicos, a lista quase não teria fim.

Não significa ter uma relação obsessiva, ter dinheiro simplesmente por ter dinheiro. Mas sim um relacionamento saudável no qual você entenda que ele não é o fim em si mesmo, mas uma excelente ferramenta para melhorar a sua vida, você não deve se sentir mal ou ter vergonha por buscar uma vida financeira melhor.

Buscar uma inteligência financeira, uma consciência real do valor do dinheiro é a chave para uma melhor qualidade de vida para você e as pessoas que você ama.

Não conhecer seus investimentos

Investir é como plantar, é necessário tempo e zelo com o cultivo, sendo que você só irá colher os frutos no futuro. Não confie em opiniões daqueles que não sabem cultivar, ou mesmo dos ditos especialistas do mundo dos investimentos – não confie neles cegamente. Tenha você mesmo uma boa noção onde o seu dinheiro está sendo alocado, afinal é fruto do seu trabalho. O sucesso do investimento depende de sua participação ativa no processo.

Pense em duas situações, uma pessoa investe 500 reais por mês durante 30 anos, com uma taxa anual de 7%, ao final desses 30 anos essa pessoa terá 588.000 reais. Agora imagine um segundo cenário em que uma pessoa também invista 500 reais durante 30 anos, mas com uma taxa de 10% ao ano, no fim desse ciclo ela terá um total de mais de 1.040.000 reais.

Perceba que somente 3% de juros ao ano separam um investimento do outro, mas no longo prazo com efeito dos juros compostos essa diferença fica muito significativa, então não negligencie o conhecimento de seus investimentos.

Não querer mudar

Mudar pode ser algo assustador, mas é a porta que se abre para as oportunidades que te farão evoluir. Não fique preso na sua zona de conforto, as mudanças, muitas vezes, vem para ser a virada de chave impulsionando sua situação financeira, descobrindo novos horizontes.

Se mudar para um lugar menor é a sua chance de economizar um bom dinheiro, conhecer novas pessoas é uma excelente oportunidade de fazer networking gerando crescimento pessoal. Um novo emprego desafiador é a oportunidade que te faltava para ganhar um bom dinheiro. Não fuja das mudanças, saiba utilizá-las.

Não se expor aos riscos

Você está satisfeito com sua vida financeira? Se a resposta for não eu tenho uma notícia para te dar, você terá que assumir riscos. A inércia é confortável, mas nela não há evolução, o caminho do sucesso exige riscos.

Situações como trocar de emprego ou empreender causam receio, pois você não sabe se irá dar certo ou não, mas elas podem mudar a sua vida, é necessário analisar o risco versus o retorno, e tomar uma decisão assertiva.

Mas uma coisa é certa, se você quer evoluir financeiramente algum nível de risco você terá que se expor, seja nos investimentos ou em novos rumos profissionais, os riscos fazem parte do caminho.

Achar que nada funciona

Ter uma mentalidade que não importa o que você faça sua atual situação financeira permanecerá é um erro fatal, sendo importante combater essa crença e assumir os riscos e os sacrifícios necessários para uma vida financeira mais próspera.

A construção da riqueza não é um caminho fácil, mas é plenamente possível se educando financeiramente e tendo autoconhecimento para entender o porquê do seu comportamento.

 

Vinicius Martins

Advogado especialista em economia. Apaixonado por livros. Já trabalhou em banco. Decidiu criar um portal com conhecimentos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *